Moodle @ 2020
É constituído pela lista de unidades curriculares que lhe estão atribuídas (zona central) e nas laterais tem acesso a vários blocos com diferentes características.
NOTA: As UCs podem estar disponíveis num dos 3 separadores.
O ambiente (layout) do Moodle é personalizável, podendo o docente adicionar, remover ou alterar a disposição dos vários blocos.
Ao clicar no botão "Personalizar esta página", entra em modo de edição, o que permite alterar o layout da página em que se encontra.
Pode verificar que todos os blocos passaram a apresentar 2 botões. O 1º serve para mover o Bloco para outra zona na página, o 2º serve para personalizar o bloco selecionado alterando os parâmetros disponíveis.
Ao concluir a edição da página, deve clicar no botão "Terminar personalização desta página"
Quando se encontra no modo de Edição, fica disponível um bloco denominado "Adicionar Bloco", no qual tem uma lista de Blocos que pode adicionar na sua página.
Nota: Dependendo da página que se encontra a editar, assim será a lista de blocos apresentada.
Quando seleciona uma UC, pode, como referido anteriormente, ativar o modo de edição e alterar ou adicionar Blocos. Tem disponivel o Menu de Ação ("roda dentada") da Disciplina, onde pode fazer várias ações como, criar e importar cópia de segurança, Editar configurações, Ativar o modo de Edição, etc.
NOTA IMPORTANTE: Por omissão as disciplinas estão "Ocultas", ou seja só o docente é que consegue visualizar e editar. Para que fique visivel aos alunos, deve colocar como "Mostrar", isto é feito clicando no link "Editar configurações" e escolher a opção desejada.
Destacamos o Bloco "Conteúdos da Disciplina", o qual exibe uma lista de todas as seções visíveis (como tópicos ou semanas) da UC e ao clicar num dos tópicos posiciona-se nesse tópico.
Quando está no modo de edição, pode adicionar os conteúdos (ficheiros, testes, etc) da disciplina nos vários Tópicos.
Nota: Neste exemplo a disciplina está organizada por Tópicos, mas poderá alterar (por ex. para semanal) acedendo ao link "Editar configurações" e na secção "Formato da disciplina" escolher outra opção.
Veja como personalizar a sua UC, renomear os Tópicos, alterar a sua diposição, eliminar ou adicionar...
É muito fácil inserir ficherios no Moodle!
Como podem os alunos enviar trabalhos pelo Moodle.
Existem várias ferramentas que permitem a criação de aulas em video ou até fazer aulas online.
No Moodle está disponivel a Atividade BigBlueButtonBN.
Ao inserir a atividade e a configurar, o docente e os alunos inscritos, acedem através do Moodle.
Veja no video como inserir esta atividade no Moodle.
Nota: Esta ferrameta está mais indicada para fazer videoconferência e/ou partilha de ecrã, dado que não permite fazer o download do vídeo gravado para posteriormente disponibilizar. O vídeo apenas estará disponível durante 7 dias.
Veja neste video como pode usar a ferramenta.
Existem mais ferramentas disponiveis, que não estão inseridas no Moodle, mas que podem ser utulizadas, deixamos aqui algumas delas:
Uma outra alternativa, também muito usada.
As funcionalidades do Moodle são diversas, mas podemos dizer que se dividem em dois grandes grupos, Recursos e Atividades.
As “Atividades” são conteúdos que pressupõem a participação ativa dos alunos, podendo essas atividades funcionar num formato de grupo ou individual e serem ou não sujeitas a avaliação. As atividades são efetivamente a grande mais valia das plataformas de e-Learning pelo nível de interação que permitem. Destacamos algumas das atividades disponíveis no Moodle:
BigBlueButtonBN - Permite ao professor criar e gerir uma sala de aula virtual no servidor BigBlueButton.
Trabalhos – Permite ao professor definir tarefas, receber os trabalhos (os alunos podem enviar ficheiros em diversos formatos ou escrever diretamente a resposta usando o editor de texto da plataforma), comentar as submissões dos estudantes, rever e avaliar. Os estudantes podem submeter o trabalho individualmente ou em grupo.
Testes – Permite que o professor construa testes com perguntas de diferentes tipologias como por exemplo escolha múltipla, verdadeiro/falso, resposta curta, desenvolvimento, entre muitas outras. Tanto perguntas como o próprio teste pode ser configurado com parâmetros de aleatoriedade e mediante o tipo de pergunta adotada, o teste pode ser automaticamente corrigido e classificado.
Fórum – Permite disponibilizar aos alunos um espaço de comunicação assíncrona num ambiente online. O fórum, consoante o objetivo pretendido, pode assumir diferentes formatos.
Inquérito – Permite a criação de questionários à medida, com diferentes tipos de questões, que podem ser anónimos ou identificados.
Os “Recursos” são conteúdos estáticos, ou seja, conteúdos que criamos e disponibilizamos no Moodle em que os alunos só podem consultar.
Podem adotar os mais variados formatos (ficheiros texto, imagem, audio, vídeo, hiperligações). Entre os vários tipos de recursos possíveis de criar no Moodle podemos destacar os seguintes:
Ficheiro – Permite inserir um ficheiro como um recurso de consulta para os alunos.
Livro – Permite criar um conteúdo com várias páginas, sendo possível organizar essas páginas em capítulos e subcapítulos. As páginas do livro podem conter texto mas também diversos elementos multimédia.
Página – Permite construir no próprio Moodle, e através de um editor WYSIWYG, um conteúdo. As páginas criadas no Moodle podem incluir textos e elementos multimédia.
Pasta – Permite criar no Moodle uma pasta e dentro desta disponibilizar um conjunto de ficheiros.
URL – Permite disponibilizar um link para uma página/conteúdo externo ao Moodle.
Para inserir uma Atividade ou Recurso, deve selecionar a Disciplina que pretende e ativar o modo de Edição (clicando no botão "Ativar modo de Edição").
No Tópico pretendido, clique em "Adicionar uma Atividade ou Recurso"
Criar uma cópia de segurança, pode ser útil para importar todo o conteúdo de uma disciplina no Moodle do ano letivo seguinte.
Moodle @ 2020
1) Acede ao site: https://moodle.ipcb.pt
2) Alunos com Registo no IPCB: Os dados de acesso são os mesmo do Portal Académico, ou seja, o Login é o email @ipcbcampus.pt e a Password que foi definida.
3) Alunos sem Registo no IPCB: Os dados de acesso são enviados para o email do aluno, pelo administardor do Moodle.
Nota: Caso tenhas estado inscrito em anos letivos anteriores e pretendas aceder a essas UCs, está disponivel no menu um Link "Anos anteriores".
As unidades curriculares (UCs) em que estás inscrito nesse ano letivo, estarão disponíveis na tua página de entrada.
O ambiente do Moodle é personalizável, podes adicionar, remover ou alterar a disposição dos vários blocos.
Clica em "Personalizar esta página", entrando em modo de edição, o que permite alterar o layout da página em que te encontras.
Ao concluires a edição da página, clica no botão "Terminar personalização desta página".
1) Após teres feito login, acede ao teu perfil clicando sobre o teu nome no canto superior direito da página, e seleciona "Perfil".
2) De seguida clica em "Editar Perfil", nesta página poderás alterar a tua foto de perfil do Moodle.
3) Caso o teu login seja @ipcbcampus, não poderás alterar nesta página a tua password, para isso deves aceder ao site: https//sgc.ipcb.pt
4) No final deves clicar em "Atualizar perfil"