Neste tutorial iremos explicar todas as etapas necessárias para a criação de Grupos de alunos no Moodle.
Numa unidade curricular, é possível organizar os alunos em grupos e configurar também as respetivas atividades para que seja possível distinguir os diferentes grupos e tratá-los separadamente.
Este vídeo mostra como criar grupos de alunos no Moodle.
Nota: Para fazer importação de grupos por ficheiro, use este template:
Pode ativar a separação por grupos em 2 níveis diferentes:
--> A nível da disciplina: O modo de grupo da disciplina é definido em Menu de ação ("roda dentada") > Editar configurações > Grupos.
Se definir um modo de grupo ao nível da disciplina, este será o modo predefinido para todas as atividades que criar nesta e a lista de participantes da disciplina será organizada em grupos.
Dispõe ainda da opção "Forçar modo de grupo" que se não estiver ativa, o professor poderá definir o modo de grupo individualmente em cada atividade.
Caso contrário, todas as atividades da disciplina terão o modo de grupo da disciplina e não será possível alterar em cada atividade.
--> A nível das atividades: Quando não ativou a opção "Forçar modo de grupo" referida anteriomente, é possivel definir o modo de grupo específico de cada atividade editando as respetivas configurações.
NOTA: Se já tiver uma atividade a decorrer, com entrega de ficheiros por parte dos alunos,já não poderá editar as configurações de grupo.
Existem três modos de grupo:
Não há grupos: Não há qualquer separação por grupos. Existe apenas uma única lista de participantes;
Grupos separados: Os participantes de um grupo apenas conseguem visualizar e interagir com os elementos do seu grupo;
Grupos visíveis: Os participantes de um grupo apenas podem interagir com os elementos do próprio grupo, mas podem visualizar os outros grupos.
Nas atividades existe uma caixa de seleção que permite selecionar os outros grupos e visualizar a sua atividade, contudo, a atividade dos outros grupos apenas pode ser visualizada, sem que exista possibilidade de interação.