Neste tutorial iremos explicar todas as etapas necessárias para a criação de Testes no Moodle.
Desde a criação de uma Base de Dados de perguntas;
- Criação de perguntas de diferentes tipos (escolha multipla, verdadeiro/falso, correspondência, etc);
- Construção do Teste e Segurança.
A criação de um Teste tem 3 etapas:
1) criar uma Base da Dados de Perguntas
2) criação de perguntas, através de um ficheiro ou diretamente no Moodle
3) Construção do Teste
Se pretender copiar a base de dados de perguntas que tem numa unidade curricular (UC), para uma outra UC, veja o vídeo que disponibilizamos.
Nota: Deve ter em atenção que se tiver perguntas com imagens, estas não serão copiadas. Terá que editar a pergunta e voltar a colocar a imagem.
As Categorias, são uma boa opção, pois permitem criar uma base de dados (BD) de perguntas sectorizada. Desta forma pode ter a sua BD organizada por temas/conteúdos.
1) Selecione a Disciplina e no Menu de Ação (roda dentada), clique em Mais... em baixo, terá o menu "Base de dados de perguntas" - Categorias.
2) Em Categoria Ascendente deve escolher a Nível de Topo. Desta forma está a indicar que a categoria que vai inserir será de 1º nÍvel. Se pretender inserir uma subcategria, então deverá escolher a categoria de 1º nivel. Em resumo, o que está a criar é uma organização em "árvore".
3) Em Designação, deve indicar o nome da categoria, podendo ainda inserir alguma informação que ache útil.
Por fim, clique em Adicionar Categoria.
Após termos criado a estrutura desejada na Base de Dados (BD), o próximo passo é criar os vários tipo de perguntas para as inserir nas categorias/temas da BD.
As perguntas podem ser feitas diretamente no Moodle, ou usar ficheiros de formato pré-definido para depois ser importado para a BD.
--> Para criar perguntas diretamente no Moodle, clique em Base de dados de perguntas > Perguntas.
Selecione a Categoria/Tema onde preende inserir a pergunta, e clique em "Criar uma nova pergunta".
Por fim, selecione o tipo de pergunta preendido e preencha os campos necessários.
Neste manual não vamos disponibilizar informação de como criar todos os tipos de perguntas existentes.
Nesta página [https://docs.moodle.org/35/en/Question_types] pode consultar informação, de como criar os vários tipos de perguntas no Moodle.
O Moodle permite a importação/exportação de certos tipos de ficheiros.
A importação e exportação de Perguntas para e da Base de Dados é feita selecionando "Base de dados de perguntas" e escolher Importar ou Exportar.
Nota1: Nem todos os tipos de ficheiro permitem criar qualquer tipo de perguntas.
Nota2: A exportação de perguntas do Moodle só é feita em certo tipo de ficheiros.
--> Dos vários tipos de ficheiros destacamos:
>> Aiken [+ info]
Este é um formato simples para importar perguntas de escolha múltipla a partir de um ficheiro de texto.
Nota: o ficheiro deve ter a extensão .txt
Download exemplo
>> Tabela no formato Microsoft Word 2010
Moodle2Word é um plugin que permite que as perguntas sejam importadas e exportadas, de e para o Moodle, através de um ficheiro Word. Permite perguntas do tipo escolha múltipla, verdadeiro/falso, resposta curta, correspondência.
Nota: Na importação, o ficheiro deve ter a extensão .docx
Download exemplo
>> GIFT [+ info]
O formato GIFT permite importar e exportar como ficheiro de texto perguntas do tipo escolha múltipla, verdadeiro/falso, resposta curta, correspondência, preenchimento de espaços, numéricas e de desenvolvimento.
Nota: o ficheiro deve ter a extensão .txt
Download exemplo
Após termos criado a Base de Dados de perguntas, estamos em condições de construir o Teste. O video aqui disponível, mostra como criar e configurar um teste.
Neste vídeo poderá ver também, como criar exceções de acesso ao teste para certo tipo de alunos (por ex. aluno com Nec. Educativas Especiais), e como criar exceções de acesso ao teste de épocas de avaliação (recurso, etc)
Deve ter em atenção:
1) Criar sempre uma password de acesso ao teste, a qual só é fornecida aos alunos no inicio do teste.
2) Aconselhamos que oculte todos os tópicos (10min antes do início do teste) onde tenha documentos ou informação da UC, pois assim o aluno não terá acesso toda essa documentação.
3) se pretender que uma pergunta tenha uma cotação décimal (ex: 5,5) então de utilizar o ". ponto" pois o Moodle não aceita a ", virgula".
- Uma boa prática poderá ser: após todos os alunos terem "entrado" na UC, o docente fornece a password e edita de seguida a configuração do Teste alterando a password. Assim, caso outra pessoa (noutro PC) tente aceder ao teste, com o login do aluno, já não irá conseguir pois a password mudou.
Após ter concluído a construção do Teste, pode como docente, visualizar e resolvê-lo, as vezes que pretender, ao alunos isso já não será possível.
No vídeo pode ver como pode efetuar este procedimento.
No vídeo, pode ver como tem acesso a ver as reposta submetias pelo aluno, assim como inserir comentários nas mesmas.
Nota: Aquando da configuração do teste, no menu "Informação exibida na revisão do teste", poderá, após de toda a revisão estar feita, selecionar mais visualizações para o aluno, para que desta forma, este possa ver os comentários que colcou nas várias perguntas.
Após o fecho do teste, o aluno poderá "rever" o teste realizado, não podendo fazer qualquer alteração. (video atualizado em 09/06/2020)
Uma solução para poder imprimir o teste com as perguntas que criamos.
Veja o vídeo aqui diponível.
Como imprimir (para .pdf) todos os testes submetidos pelos alunos, usando a opção “Arquivo”.
Como usar o bloco “Carrinho de partilha”. Poderá copiar ficheiros e atividades (Testes, etc) entre as suas UCs do Moodle.
Como configurar o teste, usando o Safe Exam Browser (professor)
Este video mostra como o aluno deve proceder para fazer o teste usando o Safe Exam Browser.
Se necesitar de criar uma pergunta em que o objetivo é identificar zonas numa imagem, veja o vídeo que disponibilizamos.
Se necesitar de criar uma pergunta em que o objetivo, é o aluno escolher a opção (palavra) correta dentro de várias opções, veja o vídeo que disponibilizamos.
Se necesitar de criar uma pergunta de escolha múltipla, em que tem mais que 1 opção correta para escolha veja o vídeo que disponibilizamos.
Com este tipo de pergunta também poderá atribuir uma % de penalização por cada opção.
Esta é mais uma variante para o tipo de pergunta, escolha múltipla, em que só existe 1 opção correta para escolha, mas terá a possibilidade de atribuir uma % de penalização na opção errada.
The website was built with Mobirise