how to design a website

Manuais Moodle

Consulte  os manuais de ajuda que disponibilizamos

Manual - DOCENTES

Moodle @ 2017

 O AMBIENTE (layout) MOODLE

É constituído pela lista de unidades curriculares que lhe estão atribuídas  (zona central) e nas laterais tem acesso a vários blocos  com diferentes características. 
O ambiente (layout) do Moodle é personalizável, podendo o docente adicionar, remover ou alterar a disposição dos vários blocos

Como personalizar o layout? 

Ao clicar no botão "Personalizar esta página", entra em modo de edição, o que permite alterar o layout da página em que se encontra. 
Pode verificar que todos os blocos passaram a apresentar 2 botões. O serve para mover o Bloco para outra zona na página, o serve para personalizar o bloco selecionado alterando os parâmetros disponíveis. 
Ao concluir a edição da página, deve clicar no botão "Terminar personalização desta página"

Como adicionar Blocos?

Quando se encontra no modo de Edição, fica disponível um bloco denominado "Adicionar Bloco", no qual tem uma lista de Blocos  que pode adicionar na sua página.

Da lista apresentada na imagem, destacamos o Bloco "Listagem de Disciplinas (c/filtro)", o que  fornece filtros adicionais (ano letivo, categoria e professores da UC)  bem como a possibilidade de ocultar as UCs e notícias.

Nota: Dependendo da página que se encontra a editar, assim  será a lista de blocos  apresentada.   

Disciplinas

Quando seleciona uma disciplina, pode, como referido anteriormente, ativar o modo de edição e alterar ou adicionar Blocos. Tem disponivel o Bloco de Administração da Disciplina, onde pode fazer várias ações como, ver os alunos (participantes) inscritos, criar e importar cópia de segurança, ocultar tópicos (os alunos não têm acesso), renomear o nome "Tópico 1...", etc.

Nota: Por omissão as disciplinas estão "Ocultas", ou seja só o docente é que consegue visualizar e editar. Para que fique visivel aos alunos, deve colocar como "Visivel", isto é feito clicando no link "Editar configurações" e escolher a opção desejada.

Destacamos o Bloco "Conteúdos da Disciplina", o qual exibe uma lista de todas as seções visíveis (como tópicos ou semanas) da UC e ao clicar num dos tópicos posiciona-se nesse tópico.

Quando está no modo de edição, pode adicionar os conteúdos (ficheiros, testes, etc) da disciplina nos vários Tópicos. 
Nota: Neste exemplo a disciplina está organizada por Tópicos, mas poderá alterar (por ex. para semanal) acedendo ao link "Editar configurações" e na secção "Formato da disciplina" escolher outra opção.

Adicionar Atividades ou Recursos

As funcionalidades do Moodle são diversas, mas podemos dizer que se dividem em dois grandes grupos, Recursos e Atividades.

As Atividades

As “Atividades” são conteúdos que pressupõem a participação ativa dos alunos, podendo essas atividades funcionar num formato de grupo ou individual e serem ou não sujeitas a avaliação. As atividades são efetivamente a grande mais valia das plataformas de e-Learning pelo nível de interação que permitem. Destacamos algumas das atividades disponíveis no Moodle:
Trabalhos – Permite ao professor definir tarefas, receber os trabalhos (os alunos podem enviar ficheiros em diversos formatos ou escrever diretamente a resposta usando o editor de texto da plataforma), comentar as submissões dos estudantes, rever e avaliar. Os estudantes podem submeter o trabalho individualmente ou em grupo.
Testes – Permite que o professor construa testes com perguntas de diferentes tipologias como por exemplo escolha múltipla, verdadeiro/falso, resposta curta, desenvolvimento, entre muitas outras. Tanto perguntas como o próprio teste pode ser configurado com parâmetros de aleatoriedade e mediante o tipo de pergunta adotada, o teste pode ser automaticamente corrigido e classificado.
Fórum – Permite disponibilizar aos alunos um espaço de comunicação assíncrona num ambiente online. O fórum, consoante o objetivo pretendido, pode assumir diferentes formatos.
Inquérito – Permite a criação de questionários à medida, com diferentes tipos de questões, que podem ser anónimos ou identificados.

Os  Recursos

Os “Recursos” são conteúdos estáticos, ou seja, conteúdos que criamos e disponibilizamos no Moodle em que os alunos só podem consultar.
Podem adotar os mais variados formatos (ficheiros texto, imagem, audio, vídeo, hiperligações). Entre os vários tipos de recursos possíveis de criar no Moodle podemos destacar os seguintes:
Ficheiro – Permite inserir um ficheiro como um recurso de consulta para os alunos.
Livro – Permite criar um conteúdo com várias páginas, sendo possível organizar essas páginas em capítulos e subcapítulos. As páginas do livro podem conter texto mas também diversos elementos multimédia.
Página – Permite construir no próprio Moodle, e através de um editor WYSIWYG, um conteúdo. As páginas criadas no Moodle podem incluir textos e elementos multimédia.
Pasta – Permite criar no Moodle uma pasta e dentro desta disponibilizar um conjunto de ficheiros.
URL – Permite disponibilizar um link para uma página/conteúdo externo ao Moodle.

Como  inserir uma Atividade ou Recurso

Para inserir uma Atividade ou Recurso, deve selecionar a Disciplina que pretende e ativar o modo de Edição (clicando no botão "Ativar modo de Edição").
No Tópico pretendido, clique em "Adicionar uma Atividade ou Recurso"

Criar Cópia de Conteúdos da Disciplina

Criar uma cópia de segurança, pode ser útil para importar todo o conteúdo de uma disciplina no Moodle do ano letivo seguinte.

Cópia de Segurança

Passo 1

Clicar no link "Cópia de Segurança"

Items

Passo 2

Selecionar os Items que pretende fazer Cópia.
Clicar em "Seguinte"

Conteúdos

Passo 3

Selecionar os Conteúdos que pretende fazer Cópia
Clicar em "Seguinte"

Nome do ficheiro

Passo 4

Pode renomear o nome o ficheiro.
É mostrada a relação da selecção efetuada nos passos anteriores.
Clicar em "Processar"

Descarregar ficheiro

Passo 5

O ficheiro de Cópia fica armazenado na plataforma, mas poderá descarregar esse ficheiro. Na página de "Restaurar", secção de Cópias de Segurança tem a possibilidade de descarregar o ficheiro.

Importar Cópia de Conteúdos

A partir do ano letivo 2016/17, será feita nova uma instalação  do Moodle para cada ano.
Assim, para poder importar os conteúdos da Disciplina de um dado ano letivo, deve fazer a cópia de segurança, e  no novo Ano Letivo na respetiva disciplina,  clicar no link "Restaurar" e fazer o carregamento do ficheiro de cópia.
Deve seguir e validar as opções dos passos apresentados na importação da cópia de segurança.  

MANUAL - ALUNOS

Moodle @ 2017

Para que serve o Moodle?

O IPCB disponibiliza a plataforma de e-Learning Moodle, aos alunos para acesso a conteúdos didáticos das unidades curriculares a que estão inscritos.  
Algumas das vantagens são:
 
1) Aceder aos materiais de estudo num ambiente on-line;
2) Comunicar mais facilmente com os teus professores e colegas através de chats, fóruns, etc;
3) Submeter trabalhos, realização de exercicios e outras atividades disponibilizadas pelo docente.

Como aceder ao Moodle?

1) Acede ao site: https://moodle.ipcb.pt
2) Alunos com Registo no IPCB:  Os dados de acesso são os mesmo do Portal Académico, ou seja, o Login é o email @ipcbcampus.pt e a Password que foi definida.
3) Alunos sem Registo no IPCB: Os dados de acesso são enviados para o email do aluno, pelo administardor do Moodle.

O ambiente do Moodle

As unidades curriculares (UCs) em que estás inscrito nesse ano letivo, estarão disponíveis na tua página de entrada.
Nota: Caso tenhas estado inscrito em anos letivos anteriores e pretendas aceder a essas UCs, está disponivel no menu um Link "Anos anteriores".

O ambiente do Moodle é personalizável, podes adicionar, remover ou alterar a disposição dos vários blocos.  
Clica em "Personalizar esta página", entrando em modo de edição, o que permite alterar o layout da página em que te encontras.
Ao concluires a edição da página, clica no botão "Terminar personalização desta página".


Editar o Perfil no Moodle

1) Após teres feito login, acede ao teu perfil clicando sobre o teu nome no canto superior direito da página, e seleciona "Perfil".
2) De seguida clica em "Editar Perfil", nesta página poderás alterar a tua foto de perfil do Moodle.
3) Caso o teu login seja @ipcbcampus, não poderás alterar nesta página a tua password, para isso deves aceder ao site: https//sgc.ipcb.pt
4) No final deves clicar em "Atualizar perfil"

SUGESTÕES

Estamos a trabalhar em mais conteúdos para este manual, envie-nos a sua sugestão!