BEM VINDO AO IPCB!

Ano Letivo 2021/2022

Nesta página tens informação de como fazer a tua matrícula e inscrição no curso e informação sobre os apoios sociais a que te podes candidatar!

free html website templates

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Deves ter os documentos em formato digital!!

  1. FOTOGRAFIA - uma foto tipo passe, em formato .JPG                                                          
  2. CARTAO DE CIDADÃO ou outro - Cópia atualizada do documento de identificação (CC/BI, etc),  em formato .PDF (uma folha frente e verso)
  3. PRÉ-REQUISITOS - Só para o curso de Desporto e cursos da ESALD. Este documento é obrigatório quando fizeres a matrícula! Deves imprimir e levar ao teu médico para preencher. Faz download do documento aqui:
    Curso de Desporto - Pre-requisito Grupo E 
    Cursos da ESALD - Pre-requisito Grupo A  - para o curso de Imagem Médica e Radioterapia ainda é necessário uma declaração médica comprovativa de que o candidato não possui dispositivos metálicos ou prótese interna ferromagnética.

MATRÍCULA/INSCRIÇÃO NO CURSO

  1. A MATRÍCULA  é feita On-line neste Portal Académico! Não é necessário deslocares-te à Escola. Qualquer problema contacta-nos (academicos@ipcb.pt)
  2. MANUAL e VÍDEO DE APOIO à matrícula e inscrição - Consulta o manual que disponibilizamos para saberes como fazer a tua matrícula: Download manual! 
  3. PRAZOS - As matrículas da 2ª fase do CNA decorrem de 14 a 18 de outubro 2021.
  4. HORÁRIOS - Podes consultar o teu horário nesta página: https://www.ipcb.pt/sa/horarios
  5. Plataform de e-Learning: https://moodle.ipcb.pt

Vídeo tutorial da matrícula

Antes de fazeres a matrícula, vê este vídeo-tutorial de apoio.

Cartão de estudante

1

Pede o teu Cartão de Estudante

Após teres terminado a matrícula, podes pedir o teu Cartão de Estudante.

2

Onde pedir?

O Cartão de estudante é pedido neste site: https://www.santander.pt

Clica no botão " Pedir cartão de estudante online" e depois é só seguir os passos!

APOIOS SOCIAIS

Candidatura a Bolsa de Estudo

BOLSA DE ESTUDO

PRAZOS - consulta informação nesta página 

PEDIDO DE CREDENCIAIS - após a teres efetuado a matrícula/inscrição  - consulta informação nesta página

PLATAFORMA DGES - A candidatura a bolsa de estudo é efetuada na plataforma on-line da DGES: https://www.dges.gov.pt/wwwBeOn

BOLSAS DE ESTUDO

GUIA DO CANDIDATO: Antes de iniciar o preenchimento do formulário, deverás ler com atenção o Guia do Candidato em https://www.ipcb.pt/sas/bolsas -“Guia Prático de Candidatura a Bolsa de Estudo”

DOCUMENTOS: Podes consultar em https://www.ipcb.pt/sas/bolsas - “Documentos necessários para a Candidatura On-line” 

Programa +Superior

O Programa +Superior é uma medida que visa incentivar e apoiar a frequência do ensino superior em regiões do país com menor procura e menor pressão demográfica por estudantes economicamente carenciados que residem habitualmente noutras regiões.

Consulta toda a informação nesta página

Beneficio Anual de Transporte 

Quem pode beneficiar:  Estudantes bolseiros com residência habitual numa das regiões autónomas e inscritos, à data de ingresso, em curso não congénere de curso existente no local de residência, têm direito a uma passagem aérea ou marítima, de ida e volta. Consultar em https://www.ipcb.pt/sas/bolsas - “Requerimento - Benefício Anual de Transporte”

Candidatura a Alojamento

Para a candidatura a alojamento numa das nossas Residências, consulta informação em https://www.ipcb.pt/sas/alojamento -“Procedimentos de candidatura”

Apoio Social Extraordinário

O Programa de Apoio Social Extraordinário do IPCB tem por objetivo implementar medidas que visem proporcionar aos estudantes economicamente carenciados, condições favoráveis à frequência e conclusão do curso em que se encontram inscritos. Podem beneficiar da atribuição das medidas de apoio previstas, os estudantes validamente inscritos e matriculados em qualquer dos cursos ministrados no IPCB, exceto cursos de pós- graduação.

Consulta toda a informação em:  https://www.ipcb.pt/sas/apoio-social-extraordinario

Estudantes com incapacidade igual ou superior a 60%

Foi aprovado o regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo para Frequência no Ensino Superior de Estudantes com incapacidade igual ou superior a 60%, de acordo com o qual os estudantes elegíveis podem solicitar a concessão de uma bolsa de estudo correspondente ao valor da propina efetivamente paga, consulta nesta página.

Apoio Psicológico

O Gabinete de Apoio Psicológico visa facilitar a integração total do jovem, considerando não só a dimensão académica mas também a dimensão sócio – afetiva do estudante do IPCB, consulta em:  https://www.ipcb.pt/sas/apoio-psicologico 
Mobirise

CONTACTOS

Morada

Av.ª Pedro Álvares Cabral, nº 12, 6000-084 Castelo Branco

Contactos

Email: academicos@ipcb.pt 
Email: sas@ipcb.pt (Serviços Ação Social)
Telefone: (+351) 272 339 600